Encontro de todas as artes – Festival Vida & Arte
Cruzar diferentes manifestações artísticas no mesmo palco é a proposta do Festival Vida & Arte, que ressurge em 2018 como um espaço de experiências e trocas
Jáder Santana
Editor
Deixar de ser audiência e assumir o papel de elemento integrante no processo de realização artística. Não se trata apenas de assistir aos espetáculos, de acompanhar debates, de passear por exposições. A proposta do Festival Vida & Arte é oferecer a possibilidade de viver a cultura como experiência sensorial que extrapola os papéis clássicos em canais de comunicação: emissores e receptores abrem mão de seus lugares preestabelecidos e se abrem para as possibilidades de uma interação real, orgânica.
Resgatar um projeto que movimentou Fortaleza por duas ocasiões, em 2003 e 2005, representa um desafio que se torna ainda mais emocionante quando considerado dentro do panorama de celebrações pelos 90 anos do jornal O POVO. Como organizar um Festival que preste homenagem ao melhor do passado, que esteja antenado às agendas do presente e que não deixe de olhar para as possibilidades do futuro? Foi essa a provocação que moveu as equipes de coordenadores, curadores e divulgadores organizados em torno do evento.
O projeto curatorial resultou em uma programação especial, rica em sua diversidade e atual na forma como se abre para discussões que pautam debates. São mais de 500 atrações confirmadas para os quatro dias do Festival Vida&Arte, com convidados distribuídos em curadorias específicas que vão da música à gastronomia, da cultura pop ao teatro, da espiritualidade ao cinema.
E tudo está só começando.