Posts

Desafios da grande reportagem são tema de debate no Festival Vida & Arte

Os jornalistas Elvira Lobato e Claudio Ribeiro participam da discussão sobre o processo de investigação de textos aprofundados e as transformações desse gênero jornalístico na atualidade

14.06.18 - 08H53 Por Luana Barros

A internet transformou o Jornalismo. Num espaço onde todos têm a possibilidade de produzir informação, os grandes veículos de comunicação estão passando por um processo de metamorfose na forma de fazer notícia no cotidiano. Mas de que forma essas transformações chegam às grandes reportagens? Esse é um dos assunto a serem tratados no debate “Como nasce uma boa reportagem?”

Os desafios de uma era cada vez mais virtual não são único mote da conversa. As dificuldades de apuração, do processo de escrita e de publicação são alguns outros temas a serem abordados pelos jornalistas Elvira Lobato e Claudio Ribeiro, com mediação da jornalista do O POVO, Maisa Vasconcelos.

Aos 64 anos de idade, Elvira Lobato é jornalista há 39. Desses, 27 anos de trabalho foram na Folha de S. Paulo, sempre como repórter especial. A jornalista iniciou a carreira como repórter policial, mas logo especializou-se em jornalismo econômico. Algumas de suas matérias de maior destaque foram aquela na qual se tornou acionista da Petrobrás para relatar o funcionamento da empresa (1989) e também, com mais notoriedade, a matéria sobre o crescimento do patrimônio da Igreja Universal em 30 anos (2008), que a levou a ganhar o Prêmio Esso de Jornalismo. Junto a ela na discussão estará o repórter do jornal O POVO, Claudio Ribeiro, integrante do núcleo de reportagem especial do veículo.

Serviço

Debate “Como nasce uma boa reportagem?”

Quando: Dia 22, às 18hs30;

Local:  Auditório Rosiane Limaverde — Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999);

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – válido para toda a programação do dia no evento (o acesso aos espaços estará sujeito a lotação). Ingressos à venda no site, na recepção do Jornal O POVO (Av. Aguanambi, 282 – Joaquim Távora) e nas Lojas JEF Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 – 787 – Edson Queiroz) e RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Novidades

+ Novidades