Posts

Coletivo artístico Comedores de Abacaxi S/A apresentam espetáculo “Entra na Roda” no Festival Vida & Arte

"Entra na Roda" é um espetáculo sobre quatro velhos amigos que retomam o universo e brincadeiras populares de antigamente em meio a implicâncias e pirraças

13.06.18 - 02H14 Por Bruno Melgacio

O coletivo artístico Comedores de Abacaxi S/A apresentará o espetáculo “Entra na Roda” no sábado, 23, às 11h30, no Palco Alberto Porfírio e também no domingo, 24, às 10h, no mesmo local. Clara Monteiro, uma das integrantes do coletivo, irá ministrar a oficina “A melhor idade em cena: construindo um teatro de objetos” em dois dias. No sábado, 23, no Ateliê Leonilson, irá acontecer em dois momentos: 10h e 17h. Já no domingo, 24, no mesmo local e em dois horários: 10h e 13h.

Comedores de Abacaxi S/A é formado por Aristides de Oliveira, Bruna Pessoa, Clara Monteiro, Débora Ingrid, Jéssica Teixeira e Wescly Psique que se encontraram em 2014 para a leitura do texto Calígula de Albert Camus, e a partir dessas leituras surgiu o desejo de pesquisar e aprofundar, o olhar sobre o existencialismo proposto na obra.

“Logo nos primeiros momentos juntos, percebemos que os Comedores de Abacaxi S/A, mesmo sem ser comedores naquele momento, já se configuravam como tal, as ideias, os desejos, convergiam numa mesma direção, decidimos então, trazer à cena, nossa leitura do texto Calígula do filósofo franco-argelino e nos “auto proclamar” Comedores de Abacaxi S/A”.

“Entra na Roda” é um espetáculo sobre quatro velhos amigos que retomam o universo e brincadeiras populares de antigamente em meio a implicâncias e pirraças, eles reconstroem em suas memórias a poesia, transformações e diversidade que marcam a formação do Brasil, construída pelos vários povos que aqui passaram.

Histórias que nos levam, através da música e da brincadeiras, a lugares longínquos no tempo e que fazem parte de nossa cultura. Cantigas populares que foram passadas de geração em geração e que, mesmo hoje, ainda continuam marcando a infância de muitas crianças.

Trazendo a ludicidade do jogo teatral, esta oficina propõe um espaço de diálogo, aprendizado e compartilhamento de experiências entre idosos por meio da criação de cenas artísticas. As cantigas de roda, a contação de histórias e a construção de narrativas coletivas são ferramentas norteadoras desta vivência e responsáveis por impulsionar o olhar sensível sobre si e sobre o outro.

Clara Monteiro é atriz, dançarina e professora com experiência no campo das Artes Cênicas desde 2006. Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Investigação e Educação Estética pela Universidade de Jaén (UJA/Espanha).

Serviço

Apresentação do espetáculo “Entra na Roda”

Quando: Dia 23, às 11h30;

Local: Palco Alberto Porfírio — Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999)

Apresentação do espetáculo “Entra na Roda”

Quando: Dia 24, às 10h;

Local: Sala Azul — Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999)

Oficina: “A melhor idade em cena: construindo um teatro de objetos”

Quando: Dia 23, às 10h e 17h;

Local: Ateliê Leonilson — Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999)

Oficina: “A melhor idade em cena: construindo um teatro de objetos”

Quando: Dia 24, às 10h e 13h;

Local: Ateliê Leonilson — Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999)

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – válido para toda a programação do dia no evento (o acesso aos espaços estará sujeito a lotação). Ingressos à venda no site – Lojas JEF – RioMar Fortaleza e Iguatemi – recepção do Jornal O POVO (Av. Aguanambi, 282 – Joaquim Távora)

Novidades

+ Novidades